Laboratório de Arte Contemporânea Têxtil em Arraiolos

A antiguidade dos Tapete de Arraiolos, existentes desde, pelo menos, o século XVI, e a sua continuidade ao longo de vários séculos, levaram a que esta expressão de artesanato têxtil com um cariz artístico tenha chegado aos nossos dias como uma das grandes referências da cultura popular portuguesa. Assente nessa tradição, a vila de Arraiolos, o seu comprovado local de origem, é hoje uma referência incontornável da tradição e produção têxtil a nível nacional, a qual extravasou fronteiras e se tornou conhecida um pouco por todo o mundo, sendo, por isso, um dos baluartes históricos das artes decorativas portuguesas.

Dessa multissecularidade e importância histórica surge o projeto de se unir o passado e o futuro através da criação de um laboratório de arte contemporânea têxtil na vila de Arraiolos, o primeiro a ser implantado em território português. Ainda numa fase embrionária de estudo, em parceria com a Universidade de Évora e através do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA), a Câmara Municipal de Arraiolos anuncia a criação do “Ponto – Laboratório de Arte Contemporânea em Arraiolos (PONTO – LACT)”.

Para prossecução deste projeto serão dados dois passos fundamentais:

– A realização, em Arraiolos, em novembro deste ano, do Encontro Internacional “Ponto – Textile Arts In Perspective”, promovido pela Universidade de Évora em parceria com a Câmara Municipal de Arraiolos, no qual estarão presentes vários investigadores e artistas de referência de vários países. Do programa do Encontro constará ainda uma exposição temporária no CITA com artistas convidados no âmbito do Encontro.

– Candidatura da Universidade de Évora, com parceria do CITA, a um projeto de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), denominado “PLACA – Pesquisa sobre Laboratório de Arte Contemporânea em Arraiolos”.

Há a intenção de tornar o Encontro Internacional “Ponto – Textile Arts In Perspecctive” num acontecimento de periodicidade bienal na vila de Arraiolos e que o PLACA se constitua como o desenho detalhado e centro de estudos do têxtil como ferramenta adequada para estabelecer Arraiolos como um local de referência, entre outros, na vanguarda da arte têxtil europeia, pois o Tapete de Arraiolos confere a esta vila um capital que a torna um local de eleição para a instalação de uma tal infraestrutura.

Assim, resumidamente os objetivos do PONTO – LACT são dois:

– Centralizar e desenvolver estudos artísticos, científicos e teóricos sobre o Tapete de Arraiolos.

– Promover a inovação e a criatividade dos artistas têxteis.

Para tal, será necessário aliar os recursos culturais e materiais do têxtil tradicional ao potencial da tecnologia mais avançada, criando um espaço colaborativo que terá em conta os melhores modelos internacionais.

O PLACA, projeto de investigação, visa assim perceber exatamente qual o modelo de laboratório que poderá ajudar a autarquia, as populações e outras entidades envolvidas a:

– Defender e promover o tradicional Tapete de Arraiolos.

– Tornar esta vila e concelho num importante polo de arte têxtil contemporânea.

O PLACA deverá assim formalizar um programa para o PONTO-LACT, estrutura e interface, ferramenta social e artística instalada na vila de Arraiolos.

Pretende-se finalmente que seja estudado, produzido e divulgado um protótipo artístico exemplificativo e representativo do output que um tal laboratório poderá produzir.