É uma prioridade do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos tornar-se cada vez mais acessível aos diferentes públicos. Para isso desenvolve ações sócioeducativas direcionadas para a compreensão das temáticas expostas, para informar sobre objetos que compõem as suas coleções e para a interpretação da sua exposição permanente e das exposições temporárias que promove.
Os principais objetivos do Programa Socioeducativo são a ampliação do conhecimento e da noção de pertença cultural das comunidades; criar processos dinâmicos e criativos em que se articulem valências culturais, sociais e educativas; desenvolver ateliers/oficinas temáticas em torno de exposições ou de temas particulares isolados, orientados a diferentes tipos de públicos, que permitam o contacto com diferentes materiais e que fomentem a valorização do património cultural, material e imaterial, do bordado arraiolense e demais temáticas em exposição.
As actividades realizam-se durante o horário do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e mediante marcação prévia.