Pesquisar por:

O centro Interpretativo

O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos é um espaço museológico permanente e ao serviço da comunidade, que tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção, valorização e reconhecimento enquanto património histórico, artístico e etnográfico, nas suas vertentes material e imaterial.
O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos é um espaço museológico permanente e ao serviço da comunidade, que tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção, valorização e reconhecimento enquanto património histórico, artístico e etnográfico, tanto na sua vertente material como imaterial.

Instituição museológica de tutela municipal, assume-se como um centro de divulgação e estudo das áreas da Etnografia, História e Artes Ornamentais que pretende estabelecer e promover relações com os diferentes públicos e comunidades, sendo o tapete de Arraiolos o ponto de partida e de chegada de uma viagem pela arte e pelo artesanato de feição portuguesa.

O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos é resultado de uma reflexão em que se pretendeu associar a história, origens e influências do tapete de Arraiolos, ao seu processo artesanal de produção, às suas técnicas e materiais, aos seus atores e detentores, bem como apresentar o perfil evolutivo do tapete de Arraiolos ao longo dos séculos. A sua evolução artística, material e técnica.

Reportado ao território e à envolvente social em que se insere, o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos assume-se como um instrumento essencial no que respeita à preservação, valorização e salvaguarda do tapete de Arraiolos e constitui um meio de promoção e defesa de um conjunto de bens culturais que ao longo de gerações contribuíram para a construção e transmissão da memória coletiva do povo arraiolense.